Imagina só: o paciente realiza um procedimento em seu consultório. Pede para parcelar a quantia em algumas vezes. Paga somente parte do valor e some. Após meses de tentativas de cobrança, o paciente alega que houve erro na execução do tratamento, que não irá pagar o débito e solicita que você arque com as despesas de um novo procedimento.

Profissional da saúde, siga esses passos para não cair numa fria:

  1. Logo quando você recebe seu paciente e após análise do Plano de Tratamento ele fechou o orçamento? Pegue sua assinatura no CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.
  2. Depois vem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (com todos os riscos do procedimento) e as Recomendações Pós-Tratamento.
  3. Terminou? Pegue assinatura do seu paciente no Termo de Quitação e Satisfação de Tratamento.

Se o paciente falar que não vai pagar: tem como cobrá-lo judicialmente através da execução do contrato de prestação de serviços, valor corrigido com multa e juros de atraso.

“Ah, mas eu não gostei!”

Gostou sim porque assinou o Termo de Satisfação e Finalização do Tratamento.
Não arrisque perder dinheiro.
Implemente esses documentos na rotina do seu consultório!

Dra. Fernanda Azanha Angotti
OAB/SP 298.096